Os transtornos mentais têm apresentado um aumento em suas taxas de prevalência na população mundial. Esses quadros estão relacionados a prejuízos significativos para os indivíduos, suas famílias e para a sociedade como um todo, ocasionando um crescente fardo psicossocial e econômico. Contudo, nem todas as pessoas têm acesso ou se beneficiam dos tratamentos farmacológicos convencionais. Torna-se, então, imprescindível a criação de oportunidades de ensino de práticas de autocuidado e autorregulação que possam ser aplicadas pelas pessoas em seu dia a dia. É fundamental que essas práticas possam ser acessíveis, custo-efetivas e baseadas em evidências científicas para atender à crescente demanda de cuidados com a saúde mental da população.

Um grande número de estudos com alta qualidade metodológica tem apresentado os benefícios das intervenções baseadas em meditação e mindfulness para o tratamento e prevenção dos transtornos mentais. O crescente interesse nessas abordagens têm promovido uma mudança no paradigma de atendimento de saúde mental ocidental. Entretanto, os programas de mindfulness foram construídos a partir de conhecimentos orientais milenares, como o budismo e a Yoga. As pesquisas dos últimos 30 anos têm atestado a validade de protocolos baseados na Yoga para o tratamento ou como abordagem complementar para o manejo de condições como depressão, esquizofrenia, ansiedade, abuso de substâncias e doenças relacionadas ao estresse.

O Workshop Yoga Terapia e Mindfulness para a promoção de Resiliência e Bem-estar tem a intenção de oferecer à população a oportunidade de aprender diretamente com professores que têm experiência no uso dessas abordagens com a população clínica, na Índia e no Brasil. O conteúdo teórico será apresentado junto ao ensino das práticas de mindfulness e de yoga, tal como são implementados com os pacientes nos serviços de saúde, para que os participantes do curso possam vivenciar experiencialmente os benefícios dessas intervenções. Não é necessário ter conhecimentos prévios de Yoga ou Mindfulness para participar do Workshop! O objetivo é oferecer uma introdução a práticas integrativas simples que possam ser implementadas no dia-a-dia das pessoas, visando seu empoderamento através de escolhas conscientes nos cuidados com a própria saúde.

As aulas serão ministradas pelo Professor Dr Hemant Bhargav, do Instituto Nacional de Neurociências de Saúde Mental (Bangalore, Índia) e pela Psicóloga MSc Júlia Costa Dias da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil).

Haverá tradução simultânea e os módulos práticos serão conduzidos em português.

O certificado será emitido segundo a presença dos participantes inscritos.

INFORMAÇÕES:

01/06/2023 –  17:00h – 22:00h

Endereço – Faculdade de Medicina da UFMG (sala 463)

Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte

CONTEÚDO:

– Introdução à conceitos teóricos da Filosofia do Yoga, da Psicologia Tradicional Indiana e da Neurociência;

– Relato sobre o processo de implementação desses conhecimentos no contexto da clínica da Saúde Mental em conjunto com a psiquiatria moderna e a Ayurveda, como é realizado no NIMHANS em Bangalore (Índia);

– Introdução à conceitos teóricos de Mindfulness;

– Práticas guiadas dos módulos desenvolvidos e implementados no NIMHANS para manejo do estresse, ansiedade;

– Práticas guiadas de meditações baseadas em Mindfulness para serem implementados no dia-a-dia;

– Cuidados necessários ao implementar as práticas.

– Espaço para perguntas e partilha das experiências.

INSCRIÇÃO:

1. Preencher o formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/oQqJcqVkiz2fc6ur6;

2. Aguardar o e-mail de confirmação de sua vaga.

Investimento:

Evento gratuito.

Sujeito a disponibilidade de vagas.

Obs:

As práticas poderão ser realizadas em pé ou sentado em uma cadeira.

Caso seja de sua preferência, é possível levar seu próprio tapete de Yoga ou almofada de meditação para o workshop.

Venha com roupas confortáveis!

Mais informações através do e-mail integrativeneuroscience.mh@gmail.com

Esperamos vê-l@s em breve!

Forma de avaliação do aluno

Presença mínima de 75% às atividades