APRESENTAÇÃO

Os transtornos mentais tem apresentado um aumento em suas taxas de prevalência na população mundial. Esses quadros estão relacionados a prejuízos significativos para os indivíduos, suas famílias e para a sociedade como um todo, ocasionando um crescente fardo psicossocial e econômico. Contudo, nem todas as pessoas tem acesso ou se beneficiam dos tratamentos farmacológicos convencionais. Torna-se, então, imprescindível a criação de oportunidades de capacitação dos profissionais da saúde em práticas custo-efetivas, não-farmacológicas, baseadas em evidências científicas para atender a crescente demanda de cuidados com a saúde mental da população.
Um grande número de estudos com alta qualidade metodológica tem apresentado os benefícios das intervenções baseadas em meditação e mindfulness para o tratamento e prevenção dos transtornos mentais. O crescente interesse nessa abordagens tem promovido uma mudança no paradigma de atendimento de saúde mental ocidental. Contudo, essas abordagens foram construídas a partir de conhecimentos orientais milenares, como o budismo e a Yoga. As pesquisas dos últimos 30 anos tem atestado a validade de protocolos baseados na Yoga para o tratamento ou como abordagem complementar para o manejo de condições como depressão, esquizofrenia, ansiedade, abuso de substâncias e doenças relacionadas ao estresse.
O curso Introdução a Intervenções baseadas em Yoga Terapia e Mindfulness para a Saúde Mental tem a intenção de oferecer aos profissionais da saúde a oportunidade de aprender diretamente com professores que têm experiência no uso dessas abordagens com a população clínica, na Índia e no Brasil. O conteúdo teórico será apresentado junto ao ensino das práticas de mindfulness e de yoga, tal como são implementados com os pacientes nos serviços de saúde, para que os participantes do curso possam vivenciar experiencialmente os benefícios dessas intervenções.  O objetivo é oferecer uma introdução à uma linha de tratamento que visa a condução de um cuidado integrativo e holístico dos pacientes, a fim de possibilitar o empoderamento dos clientes no cuidado com sua própria saúde e a redução do sofrimento da população clínica brasileira.

As aulas serão ministradas pelo Professor Dr Hemant Bhargav, do Instituto Nacional de Neurociências de Saúde Mental (Bangalore, Índia) e pela Psicóloga MSc Júlia Costa Dias da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil).
Haverá tradução simultânea e os módulos práticos serão conduzidos em português.

Serão fornecidos materiais complementares no formato de apostilas, apresentações, módulos de yoga e práticas de meditação e referências bibliográficas.
O certificado será emitido segundo a presença dos participantes inscritos.

INFORMAÇÕES:
Local: Sala 463 da Faculdade de Medicina
27/05/2023 – 08:00h – 17:30h
28/05/2023 – 09:00h – 14:00h
Endereço – Faculdade de Medicina da UFMG
Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte

CONTEÚDO:

– Introdução à conceitos teóricos da Filosofia do Yoga, da Psicologia Tradicional Indiana e da Neurociência;
– Relato sobre o processo de implementação desses conhecimentos no contexto da clínica da Saúde Mental em conjunto com a psiquiatria moderna e a Ayurveda, como é realizado no NIMHANS em Bangalore (Índia);
– Introdução à conceitos teóricos de Mindfulness e sua implementação na clínica de Saúde Mental;
– Práticas guiadas dos módulos desenvolvidos e implementados no NIMHANS para manejo do estresse, ansiedade, depressão, abuso de substâncias, esquizofrenia e na clínica com idosos.
– Práticas guiadas de meditações e exercícios baseados em Mindfulness para serem implementados na clínica;
– Preparação do setting terapêutico, cuidados, riscos e contraindicações ao implementar as práticas.
– Ensino de intervenções integrativas de saúde (lifestyle interventions)
– Espaço para perguntas e partilha das experiências.

Elegibilidade:
Concluintes ou estão atualmente cursando os seguintes cursos de graduação na área de saúde mental:
a) Medicina/ Psiquiatria/ Psicologia/ Serviço Social/ Enfermagem
b) Responsáveis por organizações da sociedade civil patrocinados ou com parcerias com o Poder Executivo Municipal/ Estadual/ Federal/Forças Armadas/Outras ONGs que estejam relacionados a cuidados a pessoas com transtornos mentais podem ser admitidos no curso.

Nota: Será dada preferência a candidatos que estejam diretamente envolvidos na prestação de serviços de atenção à saúde mental para pacientes com transtornos mentais
Procedimento para inscrição:
1. Preencher o formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/dNgBijjKWiBDqaH56 ;
2. Enviar um e-mail  junto com os documentos de inscrição intitulado “Introdução a Intervenções baseadas na Yoga Terapia e em Mindfulness para a Saúde Mental” para integrativeneuroscience.mh@gmail.com juntamente com os seguintes documentos:

a. Carta de apresentação contendo o por quê  deseja participar do curso;
b. Currículo;
c. Documentos/certificados relacionados à educação, pesquisa e experiência de trabalho de acordo com os critérios de elegibilidade.
Nota: Por favor, note que os pedidos incompletos não serão considerados. A seleção dos candidatos para o curso ficará a critério exclusivo da comissão de curso

Investimento:
Profissionais: R$ 600,00 (seiscentos reais) ou 10 Parcelas de R$ 60,00 (sessenta reais)
Estudantes: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) ou 10 Parcelas de R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

O link para pagamento será enviado para os candidatos aprovados para participar do curso.

Esperamos vê-l@s em breve!