INCT em Neurotecnologia Responsável
INCT-NeurotecR
O QUE É O INCT NeuroTec-R?
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Neurotecnologia Responsável é uma rede científica brasileira que direciona seus esforços para a estudos relacionados ao cérebro e ao desenvolvimento responsável.
Somos uma rede de laboratórios científicos que tem sede na Faculdade de Medicina da UFMG e conta com pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países; e um dos primeiros a adotar como princípio o conceito de Pesquisa e Inovação Responsável.
PROJETOS ATUAIS
Avaliação clínica: Pacientes com transtornos mentais, doenças neurológicas e recuperados da COVID-19. Equipe multidisciplinar.
Biomarcadores: Coleta de amostras de sangue, urina ou líquido cefalorraquidiano para análise genética e neuro-inflamatória.
Educação e divulgação científica: Material expositivo, cursos, palestras, publicação de preprints e compartilhamento de dados em repositórios.
Neuromodulação: Técnicas não-invasivas (tFUS, tDCS) em humanos e invasivas (optogenética, fotometria de fibras) em modelos animais.
Neurofisiologia: Monitoramento bioelétrico do sistema nervoso (EEG), rastreamento ocular Eye Tracking), sensores inerciais. Avaliação cognitiva e emocional.
Avaliação cognitiva e comportamental: Testes neuropsicológicos e entrevistas para avaliar memória, linguagem, atenção, funções executivas e cognição social.
Neuroarquitetura: Interfaces para Realidade Mista com Head Mounted Displays (HMD), como óculos de RV (Quest2 e Hololens II), na simulação de espaços em pesquisas
Neuroimagem: fNIRS para estimar atividade cerebral e PET-CT para avaliar biomarcadores e estrutura cerebral.
Análise de dados: Estatística descritiva e inferencial, técnicas psicométricas e inteligência artificial para análise quantitativa e qualitativa dos resultados.
INSTITUIÇÕES INTEGRANTES:
PÚBLICAS:
UFMG, UFPA, UFPR, UNICAMP, USP, IRR-FIOCRUZ, SCMBH, CNPq, CDTN, EMBRAPII-FarmaVax
PRIVADAS:
FCMMG, Hermes Pardini, ADDHERE Tecnologies, Metacognitiv, Anamê, Ampla editora.
ESTRANGEIRAS:
NIMHANS - India, Australian National University - Canberra; Hatree Darestbury e ADDHERE Technologies - Reino Unido